Bosque Ser Caetano: como nascem as melhores ideias
As grandes ideias podem nascer de circunstâncias imprevisíveis. Criado em 2018, O Bosque Ser Caetano quer ser palco para a consciencialização ambiental dentro do Grupo Salvador Caetano – e já conquistou o público interno.
Este é um exemplo claro de um projeto criado com sentido e propósito, impulsionado por José Ramos, Presidente & CEO da Caetano Auto. Mas sabe como surgiu esta ideia brilhante e o que faz do Bosque Ser Caetano um espaço tão especial?
Noites mal dormidas, ideias brilhantes
Qualquer um já sofreu na pele os efeitos das noites mal dormidas. José Ramos já tem bastante experiência nestas andanças, e as noites passadas em branco acompanham-no desde que se lembra.
Com mais de 50 anos de Salvador Caetano e um percurso reconhecido no meio empresarial português, a preocupação ambiental fez sempre parte do espírito empreendedor e socialmente responsável que quis incutir no Grupo.
Foi numa dessas noites que, enquanto assistia a um documentário sobre questões ambientais, José Ramos percebeu que “(…) para compensarmos a quantidade de CO2 que libertamos, precisamos de plantar 2000 árvores”.
A ideia surgiu assim. Através de uma necessidade de mudança na consciência das pessoas dentro das empresas da Salvador Caetano. Um projeto ambicioso, mas alcançável.
Plantar mais de 2000 árvores como meta
As primeiras árvores foram plantadas e muito do trabalho de recuperação já foi feito. Mas como afirma José Ramos, o kaizen – por outras palavras, a melhoria contínua – nunca desaparece e o sentimento de fazer mais e melhor tem sido continuamente incentivado.
A intenção foi sempre essa: “(…) ter tantas árvores quanto as necessárias para compensar a nossa pegada ecológica”. Nasce assim a possibilidade de criar um espaço verde destinado à promoção da consciencialização ambiental entre os Colaboradores da casa.
Envolver a comunidade local foi sempre uma das finalidades a atingir com a criação do Bosque Ser Caetano. Mas o que realmente faz deste sítio um local único?
Ar puro e natureza envolvente
Múltiplas espécies arbóreas autóctones. Várias zonas de lazer. Um espaço de convívio totalmente rodeado por natureza. Ar puro e motivação para fazer mais e melhor.
Com uma área fascinante de aproximadamente 58.500m2, possui a atmosfera ideal para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, oferecendo a possibilidade de realização de várias atividades internas como encontros, eventos e caminhadas diárias.
Existem também planos para a criação de um pomar, no qual cada empresa da Salvador Caetano, incluindo a Caetano Auto, poderá reduzir a sua pegada ecológica através da plantação de uma árvore.
Um compromisso natural
Proteger o planeta está nas nossas mãos, como aliás explica José Ramos: “É algo que tem que ser feito por todos nós (…) temos obrigação de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para compensar a nossa pegada ecológica e aumentar a nossa preocupação ambiental”.
A Salvador Caetano está empenhada em promover produtos e serviços cada vez mais sustentáveis. A aposta na comercialização de veículos elétricos, híbridos e a hidrogénio, o avanço pioneiro em soluções de mobilidade amigas do ambiente e as ações de reflorestação de marcas como a Toyota – “Um Toyota, Uma árvore” – são exemplos disso.
Por vezes, as ideias mais inesperadas podem acabar por ser as mais geniais. O Bosque Ser Caetano é a prova de que, desde que haja vontade e determinação, nenhum sonho é demasiado grande para ser concretizado.