Dicas para escolher as melhores jantes para o carro
As jantes de um carro são, para alguns, sinónimo de estilo e diferenciação. Se está a pensar fazer um upgrade às jantes do seu carro ou optar por um modelo em específico, saiba que existem alguns aspetos a ter em conta nestes componentes.
Design, resistência e estabilidade são apenas alguns duns fatores a considerar na escolha das jantes para o carro. A maior parte das jantes Toyota são criadas apenas para cada modelo específico, mas existem alguns carros que podem sofrer alterações. Neste artigo contamos-lhe tudo o que deve saber para tomar a decisão certa.
1. Opte por jantes genuínas
Quando falamos de jantes para o carro, as réplicas nunca são as melhores opções, principalmente quando falamos de componentes essenciais na segurança da viatura.
Jantes e pneus de qualidade inferior à fabricada pelas marcas automóveis oficiais podem valer-lhe muitos inconvenientes no futuro. Acontece que estes produtos não são testados em termos de qualidade e resistência, sendo estes componentes cruciais para a estabilidade do carro, já que sofrem desgaste diário.
Optar por jantes de marcas reputadas é imprescindível para viagens seguras e para a própria manutenção do seu carro. No que toca a jantes e pneus, não negligencie a importância de optar por componentes de distribuidores oficiais, aprovados pelas marcas.
2. Cuidado com o diâmetro dos pneus
É consensual que mudar as jantes e pneus do automóvel pode afetar a mobilidade do veículo, mas quando esta substituição é feita de forma errada, pode ter sérias consequências.
Mudar incorretamente as jantes do veículo pode mexer com o velocímetro e o hodómetro, provocando o fenómeno do “diâmetro de rolamento”, que se relaciona com a altura total da roda e do pneu e a distância que ele percorre.
Em termos simples, os números obtidos no painel do carro assumem que o pneu está alinhado com as especificações originais do fabricante. Se escolher uma jante maior do que o pneu, vai aumentar a altura dos mesmos e afetar as leituras dos contadores de velocidade e distâncias percorridas.
Os fabricantes oficiais fornecem tamanhos de jantes diferentes para todas as gamas, mas garantem que o diâmetro e a circunferência do pneu montado se adapta à jante disponível de forma harmoniosa e segura.
3. Estude as opções de jantes disponíveis
Existem diversos tipos de jantes, e para além da qualidade dos materiais, o design contribui para a diferenciação de um modelo de carro. Deixamos-lhe alguns exemplos existentes de jantes* de viaturas Toyota:
Jantes Arrojadas e Divertidas
O layout distinto das jantes em liga leve de 18” do Toyota Yaris Cross traz mais personalidade e elegância a este SUV citadino.
Jantes Simétricas e Elegantes
As linhas diferenciadoras e simetria das jantes em black alloy de 20” do Toyota Mirai dão mais profundidade a este sedan movido por energia do futuro.
Jantes Vibrantes e Impactantes
O design minimalista e a cor metálica das jantes em liga leve 17” do Toyota Corolla Touring Sports oferecem um look vibrante a esta carrinha.
Jantes Irreverentes
O design desportivo e ousado das jantes em liga leve 18” maquinadas do Toyota RAV4 foram pensadas para abraçar a estrada em todo o tipo de trilhos e trajetos.
Jantes Desportivas
A simplicidade das linhas sedutoras e design arrojado das jantes em liga leve 19” do Toyota GR Supra fazem dele o coupé perfeito para fãs de adrenalina.
Jantes Metalizadas e Contemporâneas
As linhas retas e estilo metálico das jantes em liga leve 20” do novo elétrico Toyota BZ4x conferem-lhe um look futurista, à medida da tecnologia de primeira classe que o caracteriza.
Jantes Joviais e Citadinas
O look dinâmico, moderno e divertido das jantes em liga leve disponíveis até 18” do Novo Toyota Aygo X conferem irreverência e personalidade a este crossover urbano.
Jantes Clássicas e Sofisticadas
As jantes em liga leve 18” maquinadas do Toyota Camry possuem linhas clássicas que conferem uma aparência corporativa a este sedan que transborda confiança.
Jantes Fora do Comum
Para quem quer fugir ao tradicional, as jantes 18” black machined do Toyota C-HR oferecem-lhe um padrão único e ousado.
*As jantes acima referenciadas são meramente exemplificativas, sendo necessário estudar as opções adequadas a cada cliente.
4. Escolha um tamanho de jantes razoável
Nos modelos de carros nos quais as jantes podem ser atualizadas, há quem deseje jantes novas para uma aparência mais desportiva do automóvel. No entanto, embora as jantes maiores pareçam boas opções, lembre-se de que quanto maior o tamanho, maior o compromisso em termos de conforto e segurança.
Aumentar o diâmetro da jante de um carro também requer um pneu de perfil mais baixo. A altura do pneu é conhecida como “parede lateral” e quanto mais fina, menor o efeito de amortecimento que obtém do pneu.
Com menos borracha entre a jante e a estrada para absorver o impacto do contacto com o piso, jantes maiores também correm um risco maior de sofrer danos e detritos.
5. Atenção aos vários tipos de jantes
Existem vários tipos de jantes: jantes de aço, jantes de liga de alumínio e jantes forjadas. Mas qual a diferença entre elas? Vamos tentar perceber.
Em primeiro lugar, as jantes de aço são resistentes, maleáveis e económicas, mas são também mais pesadas.
Por outro lado, as jantes de liga leve ou de alumínio são mais leves e mais resistentes do que o aço, mas menos maleáveis.
Por último, as jantes forjadas são uma excelente combinação entre rigidez, resistência e peso baixo. As características físicas de umas jantes forjadas garantem que a estrutura é igual em todo o lado, sustentando grandes esforços ou mesmo no caso de impacto.
Gostou das dicas que lhe trouxemos? Compreender todos os pormenores sobre as jantes para o carro pode parecer confuso inicialmente, pelo que deve ter em atenção a algumas das sugestões que lhe deixamos acima.