Não é todos os dias que um veículo atinge a marca de 1 milhão de quilómetros percorridos, mas esta Toyota Dyna de 2009 conseguiu esse enorme feito em Portugal. Contamos-lhe tudo acerca desta história fascinante.
Toyota Dyna: 1 milhão de quilómetros conta muitas histórias
Vítor Gonçalves possui um negócio de transporte e venda de produtos hortícolas com sede no Barreiro. Até há uns anos, chegou a possuir algumas viaturas de uma marca automóvel concorrente da Toyota, mas cedo percebeu que era altura de apostar num meio de transporte novo e revigorante que correspondesse às expectativas.
Com o passar do tempo, as exigências foram aumentando e a disponibilidade dos colaboradores em se dirigirem constantemente a oficinas para reparações e revisões das viaturas que possuía foi sendo cada vez menor. Assim, em 2009 surge em cima da mesa a opção de adquirir uma viatura Toyota que fosse mais resistente, mais versátil e duradoura.
Foi Vítor Gonçalves quem ficou responsável por levantar a Toyota Dyna na Caetano Auto em Setúbal, adquirindo-a em chassis para posteriormente fazer a montagem da caixa exotérmica. Como carinhosamente a apelidou, quando a foi buscar “era um berço”, nascendo assim a longa, mas preenchida história de uma das viaturas comerciais mais populares de sempre em Portugal.
Um carro comercial capaz de sustentar longos percursos
Todas as semanas, esta Toyota Dyna corria várias terras em Portugal. As várias viagens diárias para o Alentejo, Porto e Algarve fizeram parte dos principais roteiros desta viatura, que soube aguentar os longos trajetos e longas horas de viagem com a resistência e charme que lhe são características.
Mesmo quando a Toyota Dyna ultrapassou os 600 mil quilómetros, esse marco nunca foi um impedimento, já que o desempenho e performance deste veículo nunca desiludiu, como afirmou Vítor. Problemas de desgaste normais com o alternador, por exemplo, foram sempre facilmente resolvidos com as idas às oficinas da Toyota distribuídas pelo país.
Muitas horas, dias e noites ao volante
Foram vários os episódios que marcaram os condutores deste carro comercial ao longo da estrada. Um cliente de Vítor da zona da Vidigueira, que até já era colecionador de alguns veículos Toyota, tentou inclusivamente comprar a Toyota Dyna. Apesar da proposta caricata, esta foi imediatamente recusada, já que o objetivo sempre foi “passar um milhão de quilómetros”.
Atualmente, a empresa possui trêsToyotas Dyna – uma com 1 milhão de quilómetros, outra com 600 mil quilómetros, e outra de 350 mil quilómetros. A meta principal mantém-se: igualar os quilómetros percorridos pela primeira Toyota Dyna, que assumiu a durabilidade e robustez que qualquer negócio de transporte de mercadorias necessita.
O bom filho à casa torna, a Dyna não foi exceção
Mais de uma década depois, Vítor reencontra-se finalmente com o vendedor da primeira Toyota Dyna ao serviço da empresa. Francisco Carvalho, vendedor comercial da Caetano Auto em Setúbal, fez parte desta narrativa emocionante.
Francisco conta que esta foi uma venda que deu luta. No entanto, os contratempos foram ultrapassados e admite que não é todos os dias que uma viatura chega a um milhão de quilómetros. Veja o vídeo abaixo para conhecer melhor esta história!
Toyota Dyna: como se popularizou esta viatura comercial
A Toyota Dyna foi desenvolvida com um único objetivo: criar uma viatura comercial forte, robusta e com máxima potência. Mas a ambição de criar um veículo resistente trouxe consigo outros benefícios, tais como a funcionalidade, conforto e segurança, que foram capazes de a popularizar.
Pensada para trazer maior utilidade ao dia-a-dia dos negócios, a Toyota Dyna foi criada com um design simples, mas diferenciador, contando com uma mistura de linhas retas e formas curvas que fizeram destacar a sua individualidade. Mas o que torna este modelo tão especial?
Toyota Dyna: distintiva, peculiar e segura
Desde a comodidade proporcionada pelo espaço da cabina ao amplo ângulo de visão, são vários os atributos que fizeram deste veículo comercial uma opção tão popular no nosso país.
A cabina basculante, disponível nas cabinas simples, permitia uma inclinação de 45º, tornando mais fácil o acesso ao compartimento do motor, assim como o ângulo de abertura das portas, que tornava mais prática a entrada para a cabina.
As janelas largas e amplas da Toyota Dyna permitiam uma ventilação maior, particularmente conveniente em situações de longas viagens, assim como uma perspetiva muito maior das estradas, sinalizações e ambiente envolvente.
Outra peculiaridade que distingue a Dyna das restantes viaturas comerciais é o para-choques largo, desenhado na mesma cor da cabina. Por outro lado, a dimensão e localização precisas dos espelhos retrovisores oferecem máxima visibilidade traseira e da caixa de carga, para assegurar uma condução vigilante e segura.
Um veículo comercial potente e persistente
Ter uma Dyna significava agilidade, potência e eficácia. As versões ligeiras (Dyna S e M) dispunham de um motor de 3,0 litros turbo diesel de 144 CV de potência máxima, atingidos às 3.400 rpm, com um binário máximo de 300 Nm, alcançado entre as 1.200 e as 3.200 rpm.
Já as versões pesadas (Dyna L) possuíam um motor de 4,0 litros turbo diesel que debitava 150 CV de potência máxima, atingidos às 2.500 rpm e um binário máximo de 420 Nm às 1.400 rpm.
A tecnologia avançada em termos de motorização levava a Dyna a níveis de performance e potência nunca antes vistos. O motor D-4D de injeção direta “common rail” e intercooler, que cumpria as normas Euro V de emissões de gases poluentes, era capaz de oferecer um melhor desempenho de motorização da viatura.
Versatilidade e capacidade de carga
A flexibilidade e multifuncionalidade que caracterizavam a Toyota Dyna eram abraçadas pelas várias opções de diferentes distâncias entre eixos e pesos brutos, permitindo a adoção de diversos tipos de caixas de carga.
Para além da cabina simples, dupla e tripla, era possível personalizá-la com uma báscula ou um contentor, tornando-a adequada a diferentes tipos de negócio e mercadorias.
Esta foi uma das muitas histórias de viagem que fazem parte da Caetano Auto e da Toyota Portugal. Encontre o seu próximo carro comercial em qualquer Caetano Auto ou no nosso website.