O piloto da Toyota, Nasser Al-Attiyah, venceu esta sexta-feira a 44.ª edição do Rally Dakar de todo-o-terreno, ao volante da robusta e poderosa Toyota Hilux.
Al-Attiyah garantiu assim o segundo triunfo com a marca Toyota, onde foi líder desde o início da partida até ultrapassar a meta. O piloto soma assim quatro vitórias nesta famosa prova de automóveis, depois de ter ganho em 2011, 2015, 2019 e agora em 2022 (nos dois últimos anos, com a marca Toyota).
Al-Attiyah vence Rally Dakar sem grande oposição
O Rali Dakar deste ano, que teve lugar na Arábia Saudita, contou com a empolgante disputa entre vários pilotos experientes – por exemplo, Sébastien Loeb (que contava com seis vitórias em motos e oito em carros), Yazeed Al Rajhi, Orlando Terranova e Giniel de Villiers – mas nem por isso o piloto da Toyota largou a liderança do início ao fim das provas.
O piloto qatari da Toyota gastou exatamente 38:33.03 horas para finalizar as 12 etapas do Rali Dakar na Arábia Saudita, ultrapassando o recordista francês Sébastien Loeb (BRX) no segundo-lugar da competição com uma diferença de 27.46 minutos. Em terceiro lugar ficou o saudita Yazeed Al Rajhi (Toyota), obtendo o seu melhor resultado de sempre na prova.
Nasser Al-Attiyah torna-se assim o campeão da prova mundialmente reconhecida sem grandes dificuldades, a sua segunda vitória à boleia da reputada marca Toyota.
Uma vitória segura à boleia da irreverente Hilux
Com um terreno extraordinariamente desafiante e velocidades inacreditáveis, o sucesso da Toyota Hilux no Dakar não tem só que ver com velocidade: a qualidade, a durabilidade e a fiabilidade desta viatura são vitais. Nasser Al-Attiyah provou a tenacidade da Toyota Hilux ao vencer o Rali Dakar em 2019 e agora 2022.
Após um Rali Dakar bem sucedido em 2020, o TOYOTA GAZOO Racing e o TOYOTA AUTO BODY entraram num total de 6 equipas no rali Dakar, que consiste numa mistura de especialistas experientes e mas que trazem algum sangue novo para o mundo do todo-o-terreno.
Veja as classificações finais:
- Nasser Al-Attiyah (Toyota Hilux), 38h33m03s
- Sébastien Loeb (BRX Hunter), +27m46s
- Yazeed Al Rajhi (Toyota Hilux), +1h01m13s
- Orlando Terranova (BRX Hunter), +1h27m23s
- Giniel de Villiers (Toyota Hilux), +1h41m48s