Na Caetano Auto, é cada vez mais importante o papel do digital no marketing automóvel, por comparação com os meios tradicionais
A desbravar novos horizontes na era digital e elétrica, a Caetano Auto está a revolucionar a indústria automóvel. Nesta entrevista exclusiva, Nuno Braga, administrador da empresa, compartilha insights e perspetivas emocionantes sobre a estratégia da marca, interação com os consumidores e a transição para veículos híbridos e elétricos. Prepare-se para uma viagem de descobertas e emoções que o futuro do mundo automóvel tem para si.
Leia aqui a entrevista dada à conceituada Revista Marketeer.
Os consumidores actuais procuram informações, comparam modelos e confiam nas opiniões de outros consumidores, à distância de um clique. Nuno Braga, administrador da Caetano Auto, revela que «para responder a esta procura, a nossa estratégia passa por disponibilizar conteúdo relevante e envolvente, como vídeos de lançamentos, análises especializadas, artigos de opinião e simples tutoriais. Além disso, o digital garante uma segmentação precisa dos consumidores com base nas suas características demográficas, interesses e comportamentos online, o que nos permite comunicar de forma mais assertiva e ponderada».
A interacção e o envolvimento directo da marca com os consumidores é considerada um factor-chave, e por isso a comunicação da Caetanto Auto aposta em sinergias com influenciadores digitais, com o objectivo de alcançar e interagir com um público mais jovem e variado. Adicionalmente, o marketing digital oferece a vantagem de tratar e analisar dados em tempo real, permitindo a monitorização do desempenho de campanhas e a adaptação das estratégias com base nas métricas e comportamento dos utilizadores. Nuno Braga lembra que, «embora os meios tradicionais ainda tenham o seu lugar, digital continua a evoluir e a transformar a forma como comunicamos e nos relacionamos com os consumidores. Podemos assim criar uma estratégia de pessoas para pessoas, ao humanizar a nossa marca e espelhar os valores que nos definem».
No que diz respeito à transição para os veículos eléctricos (EV), que coincide com estes novos tipos de clientes, a Caetano Auto admite que ainda existem factores que geram dúvidas nos portugueses. «A maior preocupação é a autonomia limitada. No entanto, para a maioria das pessoas que fazem menos de 50 km diários, mesmo os EV com menor autonomia são perfeitamente adequados, podendo ser carregados durante a noite na rede doméstica. A vida útil da bateria é também um motivo de dúvida, com a possibilidade de substituição precoce e custo adicional. No entanto, a Toyota e a Lexus oferecem 10 anos de garantia, transmitindo assim tranquilidade e confiança aos clientes», refere o administrador da Caetano Auto.
Para este ano, a marca ainda tem na calha algumas novidades. Já em Junho, haverá a estreia mundial do novo Lexus LBX, um crossover que será apresentado em Milão. Também este mês chegará o novo Toyota Prius Plug-in, que promete mais potência, maior eficiência e uma bateria de maior capacidade. O motor a gasolina foi actualizado para 2.0 litros, com maior potência, e o motor eléctrico também foi aprimorado. No último trimestre, o Toyota C-HR terá uma nova geração, «mantendo o seu design emocional, silhueta elegante e a postura dinâmica que desde sempre caracterizou o seu sucesso».