A cidade do Porto e as alterações climáticas
Com mais de 1,7 milhões de habitantes, a Área Metropolitana do Porto é o 4º município mais populoso. Conhecida como a cidade mais atrativa para estudar, trabalhar e viver. É considerada, ainda, um ecossistema de inovação e sustentabilidade ambiental.
Contudo, a estabilidade do sistema global encontra-se em risco devido a uma elevada concentração de Gases de Efeito de Estufa (GEE), deste modo, surge a necessidade de encontrar um alívio das emissões referidas, no sentido de evitar consequências graves e imprevisíveis tanto a nível natural, como social e económico.
É também importante realçar que até ao ano de 2019, a cidade do Porto reduziu em 49% os GEE, encontrando-se assim próxima de alcançar a meta definida pela União Europeia para os seus Estados Membros.
O Pacto para o clima
Este pacto visa criar um rumo para a neutralidade carbónica da cidade do Porto, apesar de exigente, só poderá ser atingida através de ações tangíveis por parte de todos os intervenientes.
Sendo assim, o Município do Porto defende que a visão e meta partilhada entre os intervenientes pode ajudar no caminho para a descarbonização.
Este pacto tem também como foco a ambição de tornar a cidade do Porto líder nacional na ação climática, com o fim de antecipar a neutralidade carbónica.
Neste contexto, a Caetano Auto adota uma responsabilidade social e ambiental que transparece de diferentes formas, inicialmente através de produtos e serviços que desenvolve e comercializa relativos a soluções de mobilidade Toyota e Lexus, como a venda de automóveis elétricos e híbridos.
Algumas destas soluções passam por carsharing, subscription, multimobilidade, que têm como objetivo minimizar o impacto da circulação de veículos. Acrescentando ainda alguns programas que têm também foco no ambiente, como o programa “Um Toyota, uma árvore”, iniciado em 2005, que contribui para um Portugal mais verde, oferecendo à Natureza uma árvore por cada carro vendido, sendo que já foram plantadas mais de 155.000 árvores!
Preservar o planeta é uma das nossas prioridades, contribuindo para tornar as cidades melhores sítios para viver e trabalhar!