A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team comemorou uma dobradinha com o GR YARIS Rally1 numa estreia em terra no Rally de Portugal, com Kalle Rovanperä a marcar a sua terceira vitória consecutiva, à frente do seu companheiro de equipa Elfyn Evans.
Nesta edição, o GR YARIS Rally1 assumiu-se como o carro a bater, vencendo 15 das 19 etapas em terra deste fim de semana. Evans liderou o caminho desde o início da manhã de sexta-feira com tempos de etapa consistentemente fortes e Rovanperä juntou-se a ele entre os dois primeiros no final do primeiro dia completo, depois de fazer um trabalho fantástico ao abrir as estradas como líder do campeonato pela primeira vez na sua carreira.
A dupla estava numa liga própria durante o dia mais longo do evento no sábado, e a liderança passou para as mãos de Rovanperä em condições climáticas relativamente difíceis durante a tarde.
Uma prova fervorosa na Etapa de Fafe do Rally de Portugal
Rovanperä liderou Evans por 5,7 segundos, chegando ao último dia de cinco etapas, e venceu o teste de abertura da manhã, apenas para Evans responder na primeira passagem sobre a famosa etapa de Fafe do rally. Mas Rovanperä e o co-piloto Jonne Halttunen venceram a penúltima etapa, bem como a Power Stage, garantindo mais um número máximo de pontos para aumentar a sua liderança no campeonato para 46 pontos após vitórias em três dos quatro primeiros eventos.
Evans e o co-piloto Scott Martin terminaram a 15,2s da vitória quando regressaram ao pódio pela primeira vez esta época, tendo conduzido consistentemente bem nas condições difíceis durante todo o fim-de-semana e vencido seis etapas ao longo do caminho.
Depois de ser forçado a parar nas etapas de sexta e sábado, Sébastien Ogier reiniciou no último dia para ganhar mais experiência com o GR YARIS Rally1 na sua segunda aparição da temporada.
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALLY DE PORTUGAL
1. Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) 3h44m19.2s
2. Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +15,2s
3. Dani Sordo/Cândido Carrera (Hyundai i20 N Rally1) +2m17,3s
4. Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +2m19,4s
5. Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +2m37,8s
6. Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +4m45,7s
7. Pierre-Louis Loubet/Vincent Landais (Ford Puma Rally1) +5m52.1s
8. Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) +7m03,4s
9. Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) +8m09,6s
10. Yohan Rossel/Valentin Sarreaud (Citroën C3 Rally2) +13m48,9s
51. Sébastien Ogier/Benjamin Veillas (Toyota GR YARIS Rally1) +2m02.53.2s