Toyota GR Yaris H2 movido a hidrogénio está a competir no WRC Bélgica
Toyota GR Yaris H2 é uma versão que se move a hidrogénio e de tração nas quatro rodas da marca nipónica.
Após ter sido exibido oficialmente no fórum anual Kenshiki da Toyota, GR Yaris H2 irá estrear-se este fim de semana, classificado como carro de testes, com o tetracampeão Juha Kankkunen ao volante, no Ypres Rally, na Bélgica.
Já há vários meses que a marca tem vindo a testar este tipo de tecnologia, nomeadamente com o Toyota Corolla, ligeiramente modificado – usando uma versão a hidrogénio do motor turbo de 1,6 litros do GR Yaris nas corridas Super Taikyu do Japão e nas Fuji 24 horas.
A combustão a hidrogénio faz com que estes carros libertem quase zero emissões.
Matt Harrison, CEO da Toyota na Europa, afirma que ao usar esta tecnologia e emitindo quase zero emissões, vai ser na mesma possível manter aquilo que os fãs de carros de corrida mais gostam, ou seja, a velocidade e o ruido.
Este GR Yaris H2, acaba por usar a mesma unidade motriz do que o Corolla, com mínimas modificações, ainda, no que toca ao hardware de reabastecimento, possui o mesmo que o modelo Mirai.
Um facto interessante, que poderá agradar os petrolhead, é a possibilidade de manter a experiência de condução de um carro típico com motor a combustão interna, tanto no seu modo de funcionamento, quanto a nível sensorial e acústico.
O CEO declarou que este tipo de tecnologia significa que o automobilismo com zero emissões não é um futuro tão distante.