A marca Toyota foi a marca automóvel mais pesquisada no Google em 2021, notícia avançada pela consultora australiana Compare the Market. Saiba tudo neste artigo!
O estudo incluiu a análise de dados do Google Trends, uma plataforma de gestão e estudo de palavras-chave mais relevantes neste motor de busca, no que diz respeito a uma amostra de 154 países em 2021. Descubra tudo!
Marca japonesa Toyota ganha a atenção dos utilizadores em 2021
Esta análise tornou possível elaborar um mapa e definir as marcas líderes relativamente ao interesse dos utilizadores um pouco por todo o mundo, tendo a Toyota Corporation Motors liderado o ranking global no ano passado.
Em 47 dos 154 países, a Toyota foi a marca automóvel mas pesquisada – o equivalente a 31% dos territórios abrangidos -, seguida da BMW (29 países) e da Mercedes-Benz (23 países).
Em países como a Austrália e a Rússia a Toyota somou a maior fatia das pesquisas, dominando também no continente da América do Sul e África.
Toyota Gazoo Racing pode ter sido um impulso, mas não só
O efeito Toyota Gazoo Racing, uma área de negócio da marca que se dedica a viaturas desportivas e realização de eventos competitivos ao mais alto nível, pode ter sido uma das razões para o aumento da curiosidade em torno da marca.
Mas pode não ter sido apenas isso. A verdade é que a marca Toyota tem sido pioneira em diversas áreas, nomeadamente na criação e produção de carros híbridos e carros movidos a hidrogénio, como é o caso do Toyota Mirai.
Para além disso, a marca tem vários modelos de carros que dominam por completo o ranking dos carros mais vendidos em todo o mundo, tais como o Toyota Corolla (automóvel mais vendido por vários anos consecutivos) ou o Toyota RAV4 (SUV mais vendido do planeta).
Reconhecimento da marca Toyota já não é de agora
Em 2021, a Toyota Motor Europe registou vendas de 1.076.300 viaturas, incluindo carros Toyota e Lexus, ultrapassando as previsões que tinha face aos efeitos de escassez da oferta por causa da pandemia.
A quota de mercado global da TME passa assim para um novo recorde de 6,4%, elevando a Toyota, pela primeira vez, para a 2ª posição na venda de veículos ligeiros no continente europeu.
Em parte, este sucesso pode ser explicado pela procura cada vez maior por soluções de mobilidade com baixas emissões de C02 tais como os carros híbridos, elétricos e a hidrogénio, à medida que a consciencialização ambiental ganha terreno na mente dos condutores.
A par da distinção em termos de vendas e notoriedade de marca, também na fiabilidade a Toyota se distingue entre as 10 marcas mais confiáveis pelos consumidores – quem o diz é a Consumer Reports, que em 2021 criou uma lista onde constavam oito fabricantes japoneses entre os mais fiáveis do mundo.
Veja o Top 5 das marcas automóveis mais pesquisadas em 2021:
- Toyota – 47
- BMW – 29
- Mercedes-Benz – 23
- Audi – 11
- Kia – 7