Após uma pausa de 8 anos, em 2021 voltou o Rally Acrópole, este ano a prova decorreu de 7 a 10 de setembro, na Grécia. A comemorar 70 anos como evento internacional, esta etapa é uma das mais famosas e difíceis da temporada. As equipas têm de estar preparadas para enfrentar estradas rochosas de montanha e condições atmosféricas nem sempre favoráveis.
A equipa Toyota Gazoo Racing alcançou um duplo resultado em mais uma exigente edição do Rally da Acrópole, com Kalle Rovanperä a conseguir a sua segunda vitória em três anos na Grécia e a aumentar a sua liderança no campeonato, enquanto Elfyn Evans assegurou o segundo lugar num confronto na última etapa.
As chuvas torrenciais que caíram nos dias que antecederam o rali deram um aspeto diferente ao evento, mas não o tornaram menos difícil, com os pilotos a depararem-se com uma grande variedade de condições nas etapas: desde lama espessa a secções ásperas e rochosas à medida que o tempo secava. O sábado, o dia mais longo do rali, revelou-se um desafio especial para os pilotos, carros e pneus, com vários concorrentes a terem problemas.
Kalle Rovanperä (Piloto Carro 39)
Foi um grande desafio e, ao começar em primeiro na estrada, não estava à espera de terminar em primeiro, por isso, conquistar 30 pontos é fantástico. Agradeço muito à equipa, pois o carro estava muito forte. Conseguimos recuperar bastante bem no sábado, continuando a evitar problemas e tentando cuidar do carro e dos pneus, o que é sempre necessário fazer neste tipo de rali. ”
Elfyn Evans (Piloto Carro 33)
“Foi um fim de semana com muitos altos e baixos. Se recuarmos até à hora de almoço de sábado, tivemos muita sorte em continuar no rali depois dos danos no radiador. E é um resultado incrível para a equipa: um crédito para todos por terem dado um salto em frente em relação ao ponto em que estávamos no ano passado.”
Sébastien Ogier (Piloto Carro 17)
“Não foi o rali que queríamos para o nosso lado, mas às vezes é assim. Este é o tipo de rali em que é preciso ter a sorte do nosso lado, com as condições muito difíceis e, infelizmente, tivemos uma acumulação de problemas e tivemos de parar.”
Classificação Final, Rally Acrópole da Grécia
1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 3h00m16.7s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m31.7s
3 Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +1m35.9s
4 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +4m28.4s
5 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +6m22.3s
6 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +7m20.9s
7 Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Škoda Fabia RS Rally2) +9m41.0s
8 Gus Greensmith/Jonas Andersson (Škoda Fabia RS Rally2) +9m51.3s
9 Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) +11m07.0s
10 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +11m43.4s
Continue a acompanhar as etapas do World Rally Championship nas nossas redes sociais
@caetanoauto
Conheça mais novidades Toyota
Conheça aqui todas as novidades Toyota…