O Rally da Acrópole 2024, na Grécia, trouxe três dias de intensa competição para a Toyota GAZOO Racing World Rally Team, enfrentando o percurso implacável das montanhas gregas e as condições severas que colocaram à prova pilotos e carros. Este lendário rally, conhecido pela sua dureza, viu as equipas lidarem com estradas rochosas, temperaturas elevadas e desafios técnicos, resultando em altos e baixos emocionantes para a equipa.
Dia 1: Um início promissor, mas cheio de obstáculos
Sébastien Ogier começou o rally com uma performance impressionante, vencendo duas das três etapas matinais e assumindo a liderança, apesar das condições extremamente difíceis das estradas. A equipa optou por uma estratégia de pneus arrojada, o que ajudou Ogier a ganhar uma vantagem inicial de 5,9 segundos ao fim da manhã. Takamoto Katsuta também se destacou ao vencer a segunda etapa e ficar a apenas 0,2 segundos do líder. No entanto, uma nota de ritmo mal interpretada resultou em danos no seu carro, forçando-o a abandonar temporariamente.
Elfyn Evans, por sua vez, sofreu um duplo golpe: primeiro, um furo na SS1 e, depois, um problema no turbo, que comprometeu o desempenho do seu carro, fazendo-o perder mais de oito minutos. Ainda assim, a equipa conseguiu resolver o problema para que ele pudesse voltar à competição à tarde.
Infelizmente, Ogier enfrentou um problema semelhante com o turbo no final do dia, perdendo mais de dois minutos, mas conseguindo manter-se na luta, em quarto lugar, a dois dias do fim.
Dia 2: Uma maratona de resistência
No segundo dia, o percurso levou as equipas a enfrentar uma verdadeira maratona, com 16 horas de competição sem assistência mecânica, sob temperaturas escaldantes de 34°C. Sébastien Ogier mostrou a sua força e resiliência, vencendo três das seis etapas do dia e subindo para o terceiro lugar da geral.
Enquanto isso, Elfyn Evans tentava recuperar do dia anterior, subindo na classificação até capotar numa curva apertada. Apesar de completar a etapa, os danos no seu carro foram significativos, e a equipa decidiu abandonar o dia para realizar reparações completas para o último dia.
Takamoto Katsuta, cujo carro tinha sido reparado após os danos sofridos no primeiro dia, conseguiu completar todas as etapas, apesar de enfrentar condições desafiantes e escorregadias ao abrir a estrada.
Dia 3: O destino cruel e a última etapa
No último dia do rally, Ogier estava bem posicionado para conquistar o segundo lugar, após uma recuperação notável nas primeiras etapas da manhã, onde venceu novamente e assumiu a segunda posição na classificação geral. Contudo, a sorte voltou a não estar do seu lado. Durante a decisiva Power Stage, um furo no pneu fez com que Ogier perdesse o controlo do carro e capotasse. Apesar do contratempo, ele e o seu copiloto Vincent Landais saíram ilesos e conseguiram terminar o rally, mas muito aquém do resultado esperado. Ainda assim, garantiram 13 pontos cruciais pelo desempenho até o final do segundo dia.
Elfyn Evans, mesmo com todos os problemas enfrentados ao longo do rally, conseguiu marcar pontos no Super Sunday e na Power Stage, terminando em terceiro nestas categorias. Takamoto Katsuta, que parou com danos no primeiro dia, recuperou o ritmo e ficou em quinto lugar no Super Sunday.
Conclusão: Uma prova de superação e resiliência
O Rally da Acrópole 2024 provou ser uma das edições mais exigentes dos últimos anos, com a TOYOTA GAZOO Racing a enfrentar desafios constantes, mas mostrando resiliência e determinação.
CLASSIFICAÇÃO FINAL, RALLY DA ACRÓPOLE GRÉCIA
1 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) 3h38m04.2s
2 Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +1m46,8s
3 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +2m57,3s
4 Sami Pajari/Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally2) +7m01,1s
5 Robert Virves/Aleks Lesk (Škoda Fabia RS Rally2) +7m01,1s
6 Yohan Rossel/Florian Barral (Citroën C3 Rally2) +7m31.9s
7 Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Škoda Fabia RS Rally2) +9m54,0s
8 Fabrizio Zaldivar/Marcelo Der Ohannesian (Škoda Fabia RS Rally2) +11m27.9s
9 Josh McErlean/James Fulton (Škoda Fabia RS Rally2) +12m27.2s
10 Roberto Daprà/Luca Guglielmetti (Škoda Fabia RS Rally2) +13m44.9s
16 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +23m44.5s
18 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +24m45,5s
30 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +41m22.2s
CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS FIA 2024 PARA PILOTOS APÓS A 10ª RONDA:
1 Thierry Neuville 192 pontos
2 Ott Tänak 158
3 Sébastien Ogier 154
4 Elfyn Evans 140
5 Adrien Fourmaux 130
6 Kalle Rovanperä 86
7 Takamoto Katsuta 80
8 Dani Sordo 44
9 Sami Pajari 34
10 Esapekka Lappi 33
CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS FIA 2024 PARA OS CONSTRUTORES APÓS A 10ª RONDA:
1 Hyundai Shell Mobis World Rally Team 413 pontos
2 TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team 388
3 M-Sport Ford World Rally Team 215
A Toyota GAZOO Racing, no entanto, continua determinada a lutar pelos títulos nas últimas rondas do Campeonato do Mundo de Ralis FIA 2024.
Conheça mais novidades Toyota
Conheça aqui todas as novidades Toyota…